Seguidores

SACOLA DE COMPRAS




Esse é um modelo pequeno.
Ecobag
  • 60 cm de tecido para a frente da sacola
  • 60 cm de tecido para o forro da sacola
  • Alfinetes
  • Linha
  • Tesoura
  • Máquina de costura
Tempo
1 hora
Vamos lá!Como montar o molde
O primeiro passo é baixar e imprimir as duas partes do molde, direita e esquerda:
- Molde do lado direito
- Molde do lado esquerdo
Junte as duas partes. O desenho do molde vai formar uma espécie de meia “regata”, certo? De um lado da “regata” até o outro, tem que ter 40 cm, 20 do molde da direita e 20 do molde da esquerda. Quando estiver com a medida certinha, pode pregar um durex pra manter as folhas juntas.
IMG_6825
Se para a medida ficar correta ficar faltando um espacinho na curva da gola, entre as duas folhas, não tem problema, pode completar com a caneta. O resto do molde você vai traçar direto no pano, com a ajuda de uma régua ou fita métrica.
Use essas duas folhas pra passar o desenho pro tecido: entre elas e o tecido, coloque uma folha de papel carbono e passe a caneta no sulfite, pro carbono transferir o desenho.
Dica: Comece pelo forro. Especialmente se o tecido do forro for mais barato :) Se errar, menos prejuízo!
Agora, você já tem todas as curvas traçadas, certo? A partir daqui vamos trabalhar riscando só o tecido, com giz ou com uma caneta de marcar tecido.
No final da curva da alça da “regata” (no sovaco!!), dos dois lados, você vai traçar uma linha reta com 30 cm de altura. Para fechar o desenho, você vai ligar essas duas linhas. Esse último traço vai ter também 40 cm. Agora você já tem uma “regata” inteira desenhada no tecido, certo? Pode cortar.
Agora você vai pegar essa peça que você acabou de cortar e usar de guia para cortar outra igualzinha, no mesmo tecido.
Terminou? Então pode cortar mais 2, no outro tecido.
Pra fazer o fundo da sacola, corte um quadrado de 22 cm x 22 cm, nos dois tecidos também.
Para as tiras que amarram a sacola, no tecido da frente, corte duas peças de 4 cm x 25 cm.
Ufa! Agora você já tem tudo o que precisa: 2 “regatas” no tecido da frente, 2 “regatas” no tecido do forro, 1 quadrado no tecido da frente, 1 quadrado no tecido do forro e 2 tiras no tecido da frente.
IMG_6826
A conta confere? Então, vamos lá: Tecido da frente. Junte as “regatas” frente com frente, e prenda os lados com alfinete.
IMG_6827
Feche na máquina.
IMG_6828
Abra as costuras com o ferro, pra ficar bem acabadinho:
IMG_6829
Agora o quadrado do fundo. Avesso para cima!
Tem um truque pra prega-lo, hein? Preste atenção: Dobre o quadrado no meio e passe o ferro na dobra pra marcar. Use essa marca pra alinhar com a costura que une as “regatas”. Essa que você acabou de abrir com o ferro (foto anterior).
Conferiu o alinhamento? Tá certinho em cima e embaixo? Então pode prender com alfinete.
IMG_6830
Pode prender os quatro lados.
IMG_6831
Pra conferir se está certo, puxe o tecido nas laterais do quadrado, pra ver se forma esses triângulos. Veja na foto. Está vendo que a costura está no centro, nessa parte debaixo? É assim que deve ficar.
IMG_6833
Feche os quatro lados na máquina.
IMG_6832
Por último, você vai unir as alças, lá em cima. Atenção, hein? É só essa parte menor, nas duas alças. Os lados a gente só vai trabalhar depois.
IMG_6835
Agora vamos repetir tudo com o outro tecido:
Os lados…
IMG_6836
… o fundo…
IMG_6837
… as alças.
IMG_6838
Agora você já pode fazer as tiras. Vamos fazer um canudinho: dobre a tira no meio, feche a ponta e depois o lado comprido. Desvire.
IMG_6839
Passe com o ferro pra ficar bem fininha.
IMG_6841
Para montar a sacola você precisa virar a peça feita com o tecido da frente para o lado correto e colocar a peça feita com o forro dentro dela. A peça com o forro não vai ser virada. Ela vai pra dentro no avesso mesmo, afinal, só a parte de dentro é que vai ficar a mostra.
IMG_6842
As duas peças precisam ficar certinhas, costura com costura.
Feito isso, por uma das costuras, você vai começar a fazer o “sanduíche”. No “sanduíche” você vai virar mais ou menos 1 cm do tecido da frente e do tecido do forro pra dentro e juntar os dois, como na foto, e prender com o alfinete.
IMG_6843
Você vai fazer isso na sacola inteira, aproveitando para prender as tiras também. Tome cuidado: as tiras vão nos lados que não tem a costura, ok?
IMG_6844
Veja no detalhe como as tiras vão no meio do “sanduíche”:
IMG_6845
Hora de fechar na máquina. Comece pelas costuras laterais e depois feche a parte do meio.
IMG_6846
O resultado é esse pesponto:
IMG_6847
Para que a sacola fique com um formato bacana marque as sobras laterais com o ferro da seguinte forma: estique a sacola da tábua de passar e dobre as costuras laterais para dentro até a altura das alças. Puxe o fundo para baixo, formando um triângulo e unindo as laterais.
IMG_6848
Agora é só passar o ferro nas laterais que a marca vai te ajudar a dobrar a sacola no formato correto.
Prontinho!
IMG_6849
Agora você já pode ir a padaria ou fazer umas comprinhas rápidas com muito mais estilo e sem precisar de sacolas de plástico!

ACHEI NA NET

 MUITO BOM!!!!!


Um comentário:

Beka&Yel disse...

ficou otimo seu passo a passo.
beca&yelblogspot